terça-feira, 7 de novembro de 2017

Porquê produtores musicais moçambicanos têm “Vida curta” enquanto têm muito para dar?

Max Zoe




Antes de entrar no âmago do assunto, queria fazer um “flashback”, para uma breve conceptualização. Olhemos com especial atenção para a classe dos produtores musicais em Moçambique, iremos notar que a maior parte deles (produtores musicais), teve suas carreiras acabadas ou estagnadas no tempo com um campo vasto ainda por explorar, daí surge a seguinte pergunta que irei logo responder. Qual seria causa do desaparecimento de grandes produtores que fizeram muito sucesso e ainda tinham muito a dar?
Na verdade as causas são imensas mas há aquelas que são determinantes. Há produtores que trabalhavam sem nenhuma meta (desorganizados), outros pelo consumo abusivo de álcool e etc, mas a causa que pretendo tratar com ênfase (que é uma das determinantes, a meu ver) é a sustentabilidade. Este termo tem suas ambivalências mas para o assunto que pretendemos abordar entende-se por insustentabilidade, uma característica ou sistema que permite a sua própria permanência. Ou seja, o produtor deve garantir a sua permanência no mercado com o trabalho que faz.



É sabido que a música moçambicana nem sempre esteve boa (se é que se pode dizer que está), houve momentos muito péssimos, desde a valorização (que não há) cachês e etc. perante este panorama a maioria dos produtores é aquela que na sua vida apenas exercia esta função, e o facto de os produtores terem que produzir para garantir a sua própria sobrevivência contribuiu significativamente para que os mesmos tivessem uma corrida desenfreada pelo dinheiro apenas, e isto tem suas consequências na arena musical e na arte em geral, pois ao invés dos mesmos preocuparem-se muitas vezes com os padrões com que uma musica deve sair dos seus estúdios (Qualidade, Arranjos e etc), davam/ dão mais importância a questões monetárias (o dinheiro), até põem em causa o nome que com algum sacrifício e tempo fez, fazendo coisas que não acompanham a ética e vários princípios desta área profissional, quantas vezes ouvimos historias de produtores que vendem uma música ou instrumental de um cantor para um outro?
E como sabemos, nenhuma pessoa com as faculdades mentais sãs pode querer ir a uma empresa, organização ou alguém com má reputação a fim de requisitar prestação de serviços. Com este cenário criado iremos ver que esses produtores que trabalham desmedidamente pelo dinheiro acabam sendo abandonados e com o mundo dinâmico há sempre novos produtores que vão surgindo e os outros, caindo no esquecimento.
E um outro factor não menos importante que leva produtores musicais à ruína é a acomodação ou relaxamento. É um facto que para se alcançar o sucesso é necessário um trabalho árduo, a maioria dos que alcançaram o sucesso trabalharam bastante e o que tenho visto é que depois do trabalho muitos pensam que já não precisam de fazer mais nada porque já têm nome na praça e esquecem-se que existem milhões de pessoas que querem seus nomes na mesma praça e que estão a trabalhar para tal. Não existe algo que dura para sempre, isso está corroborado, nisso até a religião e a ciência são unânimes. É necessário que se perceba que a única forma de manter-se é estando sempre atualizado, saber o que está a acontecer, investigar inventar e reinventar-se.

About the Author

Max Zoe / Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

0 comments:

Enviar um comentário

Público Alvo

Nome

Email *

Mensagem *

MEUS SEGUIDORES